Lá se vão 17 anos de consultoria na minha vida. Foram várias modas, ferramentas, metodologias e, para falar a verdade, espero tantas outras por vir. Mas nunca me imaginei no meio de uma pandemia, cercada de tecnologia para comunicação e tanta dificuldade para as pessoas se entenderem dentro das empresas (fora também). São psicológicos abalados, trabalho em home office, medos e inseguranças. 

O comportamento dentro das empresas mudou com a pandemia, se não fosse a pandemia seria uma outra coisa qualquer que me faria dizer que o comportamento das pessoas vem mudado para pior dentro das empresas. Não sou do tipo catastrófica nem pessimista, mas vejo uma dificuldade de comunicação ascendente dentro das empresas, mesmo com tanta tecnologia.

A verdade é que as pessoas acham que a comunicação no ambiente empresarial começa com o falar e com um monte de tecnologia. Toda a pessoa que quer se comunicar melhor no trabalho procura logo um cursinho de comunicação que ensine persuasão, assertividade e influência, como se essas coisas fossem aprendidas com meras técnicas. 

Acredito nas técnicas, mas acho que elas não funcionam sozinhas. 

A realidade é que para acontecer uma comunicação melhor dentro das empresas é preciso se aproximar das pessoas e ouvi-las. Ouvi-las com seus psicológicos abalados, no home office, com seus medos e inseguranças como falei mais acima. 

Mas, será que nossa liderança e nosso RH está realmente preparado para ouvir pessoas assim?

Vejo líderes e funcionários extremamente atribulados em rotinas desgastantes que acho até uma injustiça cobrar deles qualificação em escuta. 

Mas a escuta mais qualificada é de extrema importância para sairmos de momentos de crise. Escutar é primoroso em nossa vida. Quando ouvimos de verdade, abrimos o coração e acolhemos o outro sem julgamentos. 

Esse processo faz milagres dentro das empresas. Quando ouvimos nossos colaboradores, fazemos com que eles se sintam melhores, gratos, mais próximos e a confiança, a credibilidade e o engajamento aumentam.

 A empresa que tem pessoas preparadas para a escuta qualificada constrói um clima organizacional melhor e mais humanizado, o que leva a resultados melhores para a empresa e a comunidade no geral.

Escutar colaboradores dentro da empresa é uma arte. É preciso treino, mentoria e tempo para fazê-lo. E esta escuta será a grande ferramenta de gestão para os próximos anos.

28/09/2021 Sonia Pedreira de Cerqueira – Consultora Alfa Zero